Contexto & desafios

O Interlegis é um programa de inclusão digital para as câmaras municipais criado em 1997. Subordinado ao Senado Federal, se propõe a ser a comunidade virtual do Poder Legislativo, conectando todas as 27 assembleias estaduais e mais de 5500 câmaras municipais. Por meio dele há uma intensa troca de informações entre todos os atores legislativos do país.

Sua sede – localizada em Brasília, em um bonito prédio concebido pelo arquiteto Luís Antônio Reis – foi inaugurada em 2000 e conta com um dos últimos projetos de azulejos decorativos do artista Athos Bulcão.

O maior desafio foi criar – e aprovar(!) – uma marca que fosse de fácil identificação para o extenso público-alvo (a comunidade do legislativo brasileiro), transmitimdo valores e conceitos tais como: democracia, convergência, tecnologia atuante, desenvolvimento, eficiência, eficácia e transparência.

Ano

1999

Cliente

PNUD

O que fiz

• Conceito visual
• Desenho de logomarca
• Criação peças impressas, digitais e de sinalização

1. Conceituando o símbolo

Diversas ideias/conceitos foram concatenados para a elaboração de uma solução visual coerente com os objetivos do projeto.

Inte(g)ração

A seta foi escolhida como símbolo de troca de informação e de interação. Esta foi posta em perspectiva e curvada sobre si – tentando “abraçar” a esfera – para transmitir ideia de integração.

Informação

Posteriormente, geometrizei o símbolo de informação. Para dar força visual, sua forma foi simplificada e mesclada com a ideia anterior da seta.

2. Desenhando o símbolo

O símbolo foi desenhado dentro de uma malha geométrica na proporção de 15 por 16 módulos.

construcao interlegis

3. Cores

Um programa que tem em sua gênese o objetivo de conectar todos os mais longínquos rincões do país não poderia ter outras cores que não fosse as que remetessem às da bandeira nacional.

Azul Bandeira

C 100 M 80 Y 0 B 30
#00377B

Verde Bandeira

C 100 M 00 Y 100 B 40
#007236

Amarelo

C 0 M 40 Y 100 B 0
#FAA61A

4. O logotipo

O logotipo – isto é, as fontes que compõem uma marca – foi desenhado por mim sobre a clássica tipografia “Futura”. Meus objetivos foram desenhar um elemento que, além de ser harmônico ao símbolo, tivesse boa legibilidade transmitindo credibilidade e agilidade.

Peças criadas

De 1999 a 2001 desenvolvi inúmeras peças para o programa, desde bótons de paletó e capas de fitas VHS a banners de sinalização. 

Deu na mídia

Em maio de 2001 a marca aparece em todo o país quando os envolvidos do escândalo da violação do painel eletrônico saíram em diversas capas de jornais quando estavam reunidos na inauguração do Interlegis.