O Interlegis é um programa de inclusão digital para as câmaras municipais criado em 1997. Subordinado ao Senado Federal, se propõe a ser a comunidade virtual do Poder Legislativo, conectando todas as 27 assembleias estaduais e mais de 5500 câmaras municipais. Por meio dele há uma intensa troca de informações entre todos os atores legislativos do país.
Sua sede – localizada em Brasília, em um bonito prédio concebido pelo arquiteto Luís Antônio Reis – foi inaugurada em 2000 e conta com um dos últimos projetos de azulejos decorativos do artista Athos Bulcão.
O maior desafio foi criar – e aprovar(!) – uma marca que fosse de fácil identificação para o extenso público-alvo (a comunidade do legislativo brasileiro), transmitimdo valores e conceitos tais como: democracia, convergência, tecnologia atuante, desenvolvimento, eficiência, eficácia e transparência.
Ano
1999
Cliente
O que fiz
• Conceito visual
• Desenho de logomarca
• Criação peças impressas, digitais e de sinalização
1. Conceituando o símbolo
Diversas ideias/conceitos foram concatenados para a elaboração de uma solução visual coerente com os objetivos do projeto.
Inte(g)ração
A seta foi escolhida como símbolo de troca de informação e de interação. Esta foi posta em perspectiva e curvada sobre si – tentando “abraçar” a esfera – para transmitir ideia de integração.
Informação
Posteriormente, geometrizei o símbolo de informação. Para dar força visual, sua forma foi simplificada e mesclada com a ideia anterior da seta.
2. Desenhando o símbolo
O símbolo foi desenhado dentro de uma malha geométrica na proporção de 15 por 16 módulos.
3. Cores
Um programa que tem em sua gênese o objetivo de conectar todos os mais longínquos rincões do país não poderia ter outras cores que não fosse as que remetessem às da bandeira nacional.
Azul Bandeira
C 100 M 80 Y 0 B 30
#00377B
Verde Bandeira
C 100 M 00 Y 100 B 40
#007236
Amarelo
C 0 M 40 Y 100 B 0
#FAA61A
4. O logotipo
O logotipo – isto é, as fontes que compõem uma marca – foi desenhado por mim sobre a clássica tipografia “Futura”. Meus objetivos foram desenhar um elemento que, além de ser harmônico ao símbolo, tivesse boa legibilidade transmitindo credibilidade e agilidade.
Peças criadas
De 1999 a 2001 desenvolvi inúmeras peças para o programa, desde bótons de paletó e capas de fitas VHS a banners de sinalização.
Deu na mídia
Em maio de 2001 a marca aparece em todo o país quando os envolvidos do escândalo da violação do painel eletrônico saíram em diversas capas de jornais quando estavam reunidos na inauguração do Interlegis.